sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE HISTÓRIA

As atividades abaixo foram pensadas para atender às Necessidades Educacionais Especiais de Alunos com Deficiência Intelectual, da sétima série do Ensino Fundamental II.
O tema  da Adequação Curricular foi Revolução Industrial, pensamos em estratégias diversificadas para promover o entendimento desse tema nada simples para os Alunos, dentro das potencialidades de cada um, pois o fato de terem Deficiência Intelectual, não significa que tenham as mesmas potencialidades e dificuldades. Por isso o Plano de Adequação Curricular tem uma conotação individualizada, visando atender às expectativas de cada caso.
Como já apontei anteriormente, o Plano de Adequação tem que contemplar três aspectos distintos:
1- Conteúdo a ser desenvolvido para a turma;
2- Proposta do mesmo conteúdo para o Aluno com Deficiência;
3- Indicadores Avaliativos adequados ao Aluno com Deficiência.
Então, voltando ao tema apresentado acima, teremos:
1- Revolução Industrial;
2- Organização de uma história em quadrinhos detalhando os princípios da Revolução Industrial;
3- Identificar e localizar no tempo e no espaço as sociedades estudadas. ( RAADI II- pág.- H16).
Tal prática de Adequação Curricular é parte integrante do Plano Educacional Individualizado ( PEI), para o Atendimento e Acompanhamento às Necessidades Educacionais Especiais dos Alunos com Deficiência.
E esse documento PEI, deve acompanhar o Aluno, durante sua vida escolar.
Ele é construído pela Equipe Escolar, com ações pertinentes à Equipe Gestora, à Equipe Docente e ao Profissional de Atendimento Educacional Especializado.

                                                                                                            por: Elaine Cristina A. de C. Leal.


















sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ALFABETIZAÇÃO: ADEQUAÇÃO CURRICULAR EXPLORANDO AS HABILIDADES SENSORIAIS.

A atividade abaixo foi pensada para o Atendimento das Necessidades Educacionais Especiais de uma Aluna com Deficiência Múltipla (Paralisia Cerebral e Deficiência Intelectual), matriculada em sala regular no primeiro ano do Ensino Fundamental.
Pensamos sempre ser de suma importância que a ideia de Adequar um conteúdo esteja sempre acompanhada da responsabilidade de garantir ao Aluno(a) uma participação efetiva dentro das atividades propostas em sala. 
De maneira alguma podemos exclui-lo(a) da dinâmica desenvolvida com os demais colegas, portanto a tarefa de adequar conteúdos e objetivos, não é simples, nem fácil. Ela requer muito empenho, pesquisa e dedicação e principalmente organização por parte do Professor(a), por isso faz-se necessário um planejamento prévio de ações quanto ao currículo abordado em todas as áreas do conhecimento, para depois adequá-las às Necessidades Educacionais Especiais existentes em cada turma.
No caso em questão, o Plano de Aula da Professora da Sala Regular apontava um trabalho com a música:"Lavar as Mãos" de Arnaldo Antunes. Diante disso, pensamos em uma adequação deste conteúdo que oferecesse condições de aprendizagem para a Aluna, levando em consideração não só suas dificuldades, mas principalmente suas potencialidades.
Para tanto é imprescindível  um trabalho articulado entre o AEE e o Professor(a) da Sala Regular.
Não podemos esquecer da Avaliação que também deve ser adequada, portanto para essa atividade podemos elencar alguns indicadores avaliativos aplicados à Deficiência Intelectual (DI), conforme apontamento do Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual (págs.74,75 e 76):
* Inferir o sentido de palavras a partir do contexto e com orientações específicas.
* Observar, com apoio do Professor ou colega mais experiente, a sequência temporal de episódios ou procedimentos.
* Participar de situações de intercâmbio oral e rodas de conversas nas diferentes situações de aula.
* Ouvir com atenção textos lidos ou cantados, apresentar postura de escuta : olhar para o leitor, dirigir o olhar para as figuras, etc.
* Compreender instruções orais para executar ações pertinentes.
Ao Ressignificar sua prática pedagógica visando o atendimento das Necessidades Educacionais Especiais (NEE) dos alunos, o Professor(a) percebe claramente os avanços e potencialidades desses Alunos, possibilitando uma Avaliação individualizada e mediadora, criando diversificadas oportunidades de Aprendizagem.
                                                                                              por: Elaine Cristina Alves de Carvalho Leal.