quarta-feira, 18 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DOS ENCONTROS FORMATIVOS ENTRE O PROFESSOR DE AEE E OS PROFESSORES DAS SALAS REGULARES, NA BUSCA DE CAMINHOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS NOS CASOS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Bem Amigos e Amigas, desculpem minha ausência, mas estive bem atarefada nesses últimos meses. Não esqueci desse Espaço e guardei com muito carinho, tudo que gostei para socializar com os Amigos do Blog.
Então vamos lá compensar o tempo que estivemos distantes?
Quero hoje, partilhar com Vocês uma prática na Escola Regular, com a qual tenho obtido excelentes resultados pedagógicos.
Já falei aqui sobre a importância da sintonia entre o Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os demais Professores da Rede Regular de Ensino, enquanto ferramenta de construção de Ações Pedagógicas Inclusivas.
Muito bem, sei que esse papel de formador do Professor de AEE é para muitos Colegas que atuam nessa área um tanto quanto polêmico, pois em muitas Escolas, encontramos muita resistência, não só sobre o tema Educação Inclusiva, como também sobre o papel de mediação que o Profissional do Atendimento Especializado exerce ou não dentro das realidades pedagógicas diversas das Escolas nas quais esse Profissional está inserido.
Contudo não podemos esquecer que faz parte de nossa função dentro do AEE, diminuir as barreiras pedagógicas que dificultam e até impedem o desenvolvimento do Processo de Aprendizagem dos Alunos inseridos no AEE.
Sendo assim, precisamos pensar em estratégias que atendam não só  a Aprendizagem desses Alunos, como também a forma de Ensino em que estão sendo atendidos.
Da mesma forma que ao falarmos de Aprendizagem nos remetemos automaticamente ao Aluno, suas Potencialidades e Dificuldades, quando falamos em Ensino estamos diretamente ligados aos Professores desse Aluno.
Se as barreiras para o Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) são inúmeras, não são poucas nem menos importantes as barreiras enfrentadas pelos Professores das Salas Regulares no tocante a implementação de Ações Pedagógicas Inclusivas no diversificado contexto da sala de aula.
Nesse sentido, torna-se imensamente importante o papel do Profissional de AEE, na mediação desses conflitos e dificuldades que vão desde questões pessoais acerca da Educação Inclusiva até aquelas mais distintas em cada área do conhecimento curricular.
Foi pensando nessas questões anteriormente citadas que no inicio deste ano letivo, mais uma vez preparei com carinho um material sobre Educação Inclusiva, para servir de fio condutor, nos Encontros Pedagógicos que tive e terei com os demais Colegas das Equipes Docente e Gestora na Escola onde atuo no AEE, como também naquelas outras Unidades Educacionais das quais atendo Alunos na SAAI ( Sala de Apoio e Atendimento à Inclusão).
É fato que nem tudo são flores, também tenho meus momentos difíceis e conflituosos. Mas avaliando os encontros, o diálogo, o vínculo de confiança estabelecido entre o meu trabalho e o trabalho dos outros Colegas, e principalmente os benefícios pedagógicos e humanos gerados para os Alunos e Alunas, através desse Projeto de Capacitação, me animaram o suficiente para compartilhar mais essa experiência, nesse Blog.
Espero que possam assim como eu, aproveitar esse material para afinarem suas relações dentro das Escolas onde atuam, afinal estamos todos lutando por uma Escola Inclusiva com Alunos e Alunas mais felizes com oportunidades individuais de Aprendizagem.
Grande Abraço! Elaine.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ENCONTROS JEIF 



CONSIDERAÇÕES LEGAIS
•ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO



•DECRETO 6571 DE 17/ 09/ 2008.
ARTIGO 1º : Considera-se AEE o conjunto de atividades , recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados e institucionalmente prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos Alunos no Ensino Regular.



APOIOS IMPORTANTES PARA UMA INCLUSÃO RESPONSÁVEL NAS SALAS REGULARES

•COMUNICAÇÃO



•Linguagem e Comunicação enquanto aspectos fundamentais para as interações sociais , aquisição de conceitos, aprendizagem e elaboração do pensamento.


A ALTERIDADE NA ESCOLA REGULAR POR MEIO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM ADEQUADAS:

•Tecnologia Assistiva.
•Comunicação Alternativa e Aumentativa.

TECNOLOGIA ASSISTIVA:
•“ Área do conhecimento , de característica interdisciplinar , que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade , relacionada a oportunidade e participação , de pessoas com Deficiência, mobilidade reduzida e incapacidades, visando sua autonomia, independência , qualidade de vida e inclusão social.” (CAT/SEDH 2009).


DENTRO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA), TEMOS:
•Tecnologias Assistivas de alto custo (TAA):
•Software
•Dosvox
•Virtual Vision
•Máquina Perkins
•Acionadores
•Lupa eletrônica
•Computadores
*CCTV

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE BAIXO CUSTO
(TAB):

•Calendários
•Plano Inclinado em papelão
•Talheres adaptados
•Material Pedagógico Adaptado.


COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA
•O termo Comunicação Alternativa e Aumentativa é utilizado para definir outras formas de comunicação como o uso de gestos, língua de sinais, expressões faciais, uso de pranchas do alfabeto ou símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computadores com voz sintetizada (GLENNENY, 1997).
COMUNICAÇÃO FORMAL CONVENCIONAL
•Língua de Sinais 
•Fala 
•Sistema Braille 
•Escrita 
•Alfabeto Manual 


COMUNICAÇÃO NÃO FORMAL
•Sistema de Calendário 
•Figuras 
•Desenhos 
•Objetos 
•Gestos Naturais 
•Expressão Corporal


APOIOS:
•Apoios para Orientação e Mobilidade 
•Apoios Sensoriais 
•Apoios Sociais 
•Apoios Emocionais 
•Apoios para Acesso e Participação ao Currículo Geral 
•Apoio de Pessoal 
•Apoios Culturais


APOIOS PARA ACESSO E PARTICIPAÇÃO NO CURRÍCULO GERAL:
•Educação Individualizada 
•Equipe Colaborativa 
•Avaliação Funcional 
•Apoios de Pessoal
*Apoios Culturais


EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADA:
•PEI (Programa Educacional Individualizado): 
•Currículos alinhados ao Currículo Regular , segundo o Projeto Político Pedagógico da Escola.


HABILIDADES ACADÊMICAS:
•De acordo com o ano escolar considerando: 
•Preferências 
•Ritmo 
•Capacidade 
•Estilo de Aprendizagem 
•Habilidades


CURRÍCULO IGUAL:
•Mesmos objetivos 
•Mesmas atividades 
•Mesmos ambientes com uso de apoios.


CURRÍCULO MULTINÍVEL:
•Permanece o conteúdo, podendo ser alteradas algumas atividades, ambientes e objetivos.


CURRÍCULO SOBREPOSTO OU FLEXIBILIZADO:
•Mantém o tema , porém com outros objetivos, outros ambientes, por meio de atividades diferenciadas.


EQUIPE COLABORATIVA:
•Grupos de Pessoas para visualizar o Ensino e o contexto nas principais áreas da Programação Educacional: 
•Avaliação 
•Planejamento 
•Desenvolvimento dos objetivos de Ensino do PEI
* Intervenção.


AVALIAÇÃO FUNCIONAL:
•Ambientes Naturais de Aprendizagem : 
•Percepção 
•Linguagem e Comunicação 
•Orientação e Mobilidade 
•Motora 
•Habilidades de Qualidade de Vida: 
•Autonomia 
•Relação Social 
•Vocacional 
•Lar 
•Habilidades Acadêmicas 
•Recreação

PARÂMETROS DE ENSINO:
•Canal Sensorial utilizado para a Aprendizagem da Criança: 
•Visual 
•Auditivo 
•Tátil 
•Motor

NECESSIDADES DO ALUNO(A) NA ESCOLA REGULAR:
•Linguagem e Comunicação 
•Desenvolvimento Motor 
•Desenvolvimento Cognitivo 
•Desenvolvimento Social e Emocional.

ADEQUAÇÃO CURRICULAR EXPLORANDO AS HABILIDADES SENSORIAIS:
















BIBLIOGRAFIA:
•Curso Alteridade e Educação- Mackenzie- Módulo VIII.
Blog: www.elaineaee.blogspot.com







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