terça-feira, 9 de setembro de 2014

PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR DO TIPO MULTINÍVEL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Olá, Amigos e Amigas!
Já faz algum tempo que não nos vemos, pois a correria está grande, mas não esqueço deste espaço e do carinho que tenho por Todos Vocês, que acompanham meu trabalho.
Hoje estou trazendo uma proposta de Adequação Curricular do tipo Multinível, para atendimento das Necessidades Específicas de uma Criança Cega com Deficiência Intelectual. 
Essa Criança estuda em uma Escola Regular e está matriculada no 1º Ano do Ensino Fundamental. Como já expliquei anteriormente, cada Criança tem suas especificidades (potencialidades e dificuldades), que devem ser conhecidas pelo Professor para que este possa pensar nas possíveis intervenções, para o desenvolvimento do Aluno ou Aluna.
Neste caso essa Criança está na fase da Pré- Linguagem, portanto necessita de estímulos sensoriais básicos, para que futuramente possa ser alfabetizada em braille.
Pensando nisso, foi criado esse material visando proporcionar a Aluna condições para a construção de algumas Habilidades Cognitivas, através das seguintes ações:
* Construção de uma rotina escolar com estímulos táteis.
* Controle da ansiedade e estreitamento dos laços de confiança na Equipe Escolar.
* Desenvolvimento de uma forma de Linguagem e Comunicação.
* Subsidiar a Professora no tocante a Avaliação das Potencialidades e Dificuldades da Aluna, para possíveis intervenções pedagógicas.
Espero que gostem e possam utilizar essas atividades para a criação de outras que se adequem a necessidade de cada um de Vocês em seus espaços de atuação.
Abraço!
Elaine.